http://www.tudoporaqui.com.br
Registro | Login
Localidade

CTI Centro de Tradições Italianas de Arroio Trinta

Compartilhar

Endereço:

Rua Galdino Nesi,

Bairro:

Centro - Arroio Trinta - Santa Catarina

CEP:

89590-000

Telefone:

49 3535 6000

Fax:

49 3535 6000

E-Mail:

ctiarroiotrinta@gmail.com 
 Enviar email  
 


O Município de Arroio Trinta, desde a chegada dos primeiros colonizadores italianos, sempre cultivou e preservou os costumes dos antepassados: os dialetos vêneto e bergamasco, o vestuário, a alimentação, o canto, a dança e o jeito de ser.           

Diante de tal constatação, no dia 16 de fevereiro de 1991, um grupo de pessoas simpatizantes da cultura italiana, formado pelos integrantes do Coral Municipal e da JUCAT – Juventude Cultural e Artística Arroiotrintense, por sugestão do Prefeito Municipal Ivo Antônio Paganini e sob a coordenação do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal, então coordenado por Claudio Spricigo, fundaram a “Associação Vêneta de Arroio Trinta”, devido seus habitantes descenderem daquela região da Itália.         

Na oportunidade de sua fundação, o quadro social era formado por: Santo Possato, Luiz Favarim, Marcilaine Paganini, Maria Inês Nesi Favarim, Agostinho Cividini, Claudio Spricigo, Lídio Spricigo, Zelir Antônio Abati, Ildefonso Cividini, Luci Legnani, Silvana Piacentini, Agostinho Possato, Daniel Luiz Nesi, Rosilei Fátima Nesi, Carlos Alberto Spricigo, Sérgio Luiz Nesi, Osmar Nórdio, Odete Inês Nava Spricigo, Fabiana Abati, Rosana Baldo, Silvana Aparecida Biava, Gisele Marcon, Jocilei Lúcia Campagnin, Cleunice Kowslowski, Zenaide Gemeli, Jussara Paganini, Everton Campagnin, Marciana Marchioro, Gláucia Appi, Gilmar Abati, Ilberto Cividini, Primo Valentim Paganini, Valdir Cividini, Luiz Cividini, Nelson Piroli, Cecília Abati, Ilda Biava Nesi, Claudete Manenti Magro, Terezinha Spricigo, Inês Spricigo, Rosete Nesi Cividini, Ondina Spricigo, Maria Nesi Serighelli, Inês Paganini Magro, Líria Nórdio Spricigo, Paulo Cézar Cividini, Irma Paganini Cividini, Rita Locatelli e Inês Possato.

            Durante a Assembléia realizada em 16 de fevereiro de 1991, foram nomeados Claudio Spricigo, Rosilei Fátima Nesi e Santo Possato, como componentes da Comissão Provisória com o objetivo de elaborarem os Estatutos Sociais da Associação Vêneta de Arroio Trinta. Os estatutos foram discutidos e aprovados em 23 de fevereiro de 1991, quando foi eleita a primeira diretoria.

            Por existir em seu quadro social descendentes também das regiões do Friuli Venezia Giulia e da Lombardia, mais especificamente da província de Bérgamo, em 28 de junho de 1991, com a presença do coordenador do Movimento Friulano no Brasil, Mauro Turrin, foi fundado o “EFASCE – Ente Friulano Assistenza Sociale Culturale Emigranti di Arroio Trinta”. A entidade não chegou a tomar forma jurídica e era composta pelos mesmos sócios da Associação Vêneta.

            Em 30 de julho de 1992, com a presença de Mauro Turrin, fundou-se a “Associação Bergamasca de Arroio Trinta”, que não chegou a se concretizada oficialmente. Procurando fortalecer e evitar discriminação de descendentes de outras regiões da Itália, em 28 de fevereiro de 1993 os associados das três entidades decidiram unificar seus estatutos sociais e fundaram o “CTI – Centro de Tradições Italianas de Arroio Trinta”, registrado no Cartório de Registro Civil da Comarca de Videira em 15 de outubro de 1995.

            Desde a fundação da Associação Vêneta de Arroio Trinta, até os dias atuais, sob a denominação de CTI – Centro de Tradições Italianas de Arroio Trinta, inúmeros programas foram implantados. Diversas atividades foram realizadas, mas para ampliar suas atividades, foi juntamente com a Prefeitura Municipal, implantado o ensino da língua italiana no currículo de todas as escolas de Arroio Trinta, sendo o primeiro município do mundo, fora da Itália, a implantar este programa. Sob seu comando estão também, os grupos folclóricos constituídos como: corais, grupos de dança, teatro, banda musical, orquestra de flautas e grupo das “nonnas”.

O CTI está filiado à FEIBEMO – Federação das Entidades Ítalo-Brasileiras do Meio Oeste e Planalto Catarinense, estando credenciado também ao Consulado Italiano de Curitiba, Centro de Cultura Italiana do Paraná e Santa Catarina - CCI-PR/SC, EFASCE PORDENONE, Regione Del Veneto, COMITÊS e UTRIM.

Exerceram os cargos de presidentes da entidade: Claudio Spricigo, Santo Possato, Ivo Antônio Paganini, Daniel Luiz Nesi, Lídio Spricigo, Nelson Pirolli, Ildefonso Cividini, Rosilei Fátima Nesi Spricigo, Renato Manenti e Juliar Luiz Manenti.


Avaliações
  •   
  • (0 avaliações)


      Seja o primeiro a avaliar!

Vídeo