http://www.tudoporaqui.com.br
Registro | Login
Localidade

Prefeitura Municipal de Araquari

Compartilhar

Endereo:

Av Coronel Almeida, 60

Bairro:

Centro - Araquari - Santa Catarina

CEP:

89245-000

Site:

www.araquari.sc.gov.br

Telefone:

47 3447 7777

Fax:

47 3447 7718

E-Mail:

araquari@terra.com.br 
 Enviar email  
 


Dados históricos

Localiza-se na microregião de base açoriana do norte de Santa Catarina, área da baia da Babitonga, na planície formada pelos rios Parati e Itapocu. A área geográfica do município é de 377,6km², tendo como limites: ao norte Joinville e São Francisco do Sul; ao sul Guaramirim, São João do Itapocorói, Barra Velha; ao Oeste Joinville e Guaramirim e ao leste Balneário Barra do Sul. A sede do município está a distância de 10 quilômetros da BR 101 nas margens da rodovia SC 280, que conduz ao porto de São Francisco do Sul.

O nome atual Araquari, dado em 1943, na língua tupi-guarani significa ‘Rio de Refúgio dos Pássaros.”

O nome foi dado em função do canal que serve de divisa entre os municípios de Araquari e São Francisco do Sul, onde em seus banhados habitavam expressiva quantidade de aves aquáticas como biguás, garças, socós, gaivotas e outros tipicamente terrestres como a araquã. Araquari teve três outros nomes antes do atual. O primeiro, foi Paranaguá-Mirim, denominação original indígena. O segundo foi Senhor Bom Jesus do Parati, denominado quando a criação da paróquia/freguesia em 1854. Por fim, simplesmente Parati, quando da criação da vila (município) em 3/4/1880, tendo permanecido tal denominação oficial até 1943, embora muitas pessoas de idade ainda chamem a comunidade de Parati.

Acredita-se que a primeira área do município a ser povoada no início do século XIX foram as margens dos rios Parati e Cubatão, onde junto à sede do município, ainda hoje, existem ruínas de casarios antigos, próximos do local onde outrora funcionava o porto.

No livro n° 1 de doação de sesmarias (1753-1806) do governo da capitania de Santa Catarina, encontramos a doação de “150 braças de terras a Manoel de Oliveira Cercal, no dia 30 de abril de 1806, no rio do Parati”.

Portanto, provavelmente é o primeiro morador da região de Araquari a se estabelecer com propriedade que se tem registro documental.

Outros moradores requereram terras nos anos seguintes na região, considerando os nomes antigos dados à comunidade.

Confirmando a denominação de Paranaguá-Mirim, no início do século XIX, tem-se no “ano de 1807, no dia 23 de julho, a doação de terras, no total de 150 braças, de frente a José Antonio de Miranda no rio Paranaguá, no termo da vila de São Francisco.”

“Em 23 de junho de 1808 ocorre nova doação de terras junto ao rio Parati, desta feita, 200 braças de terras de frente, doadas a Sebastião Budal.”

Em 6 de outubro de 1813 ocorreu a doação de uma grande área de terra de frente para o rio Cubatão, totalizando 1.500 braças e foi dada a Salvador Dias do Rosário. Estes dados indicam que as atuais terras do município de Araquari já estavam sendo ocupadas de forma sistemática no início do século XIX.

Seus fundadores foram luso-brasileiros que moravam em São Francisco do Sul, interessados em explorar os recursos naturais existentes. Posteriormente desenvolvendo atividades comerciais com a Colônia alemã Dona Francisca, de Joinville, face já possuir atividades econômicas estabilizadas em torno da agricultura, coleta e pesca, impulsionaram seu desenvolvimento, atraindo inclusive parte destes colonos para seu território. o arraial de Parati pertencia à então vila Nossa Senhora das Graças do Rio São Francisco, quando foi elevada à categoria de freguesia (distrito) pela Lei Provincial n° 375, de 8 de junho de 1854, assinada pelo presidente de província, com o nome de freguesia de Senhor Bom Jesus do Paraty, com limites identificados na lei de sua criação.

Faça como muitos, clique na imagem, efetue seu registro e comece a utilizar a plataforma www.tudoporaqui.com.br

Anncio 2016

 
Clique na imagem e veja a lista com endereços de estabelecimentos de Araquari, navegue e contate aquele que você precisa.
TPA Genrica 3

 


Avaliações
  •   
  • (0 avaliaes)


      Seja o primeiro a avaliar!