http://www.tudoporaqui.com.br
Registro | Login
Localidade

Prefeitura Municipal de Barra Velha

Compartilhar

Endereo:

Av Gov Celso Ramos, 200

Bairro:

Centro - Barra Velha - Santa Catarina

CEP:

88390-000

Site:

www.barravelha.sc.gov.br

Telefone:

47 3446 7700

Fax:

47 3456 7726

E-Mail:

gabinete@barravelha.sc.gov.br 
 Enviar email  
 


Formação do povo de Barra Velha

A história de Barra Velha inicia aproximadamente a cinco mil anos antes do presente (AP), quando se fixaram na região grupos de caçadores-pescadores-coletadores, também conhecidos como "Homens do Sambaqui".
Mais recentemente, na época do achamento do Brasil, o grupo que ocupava estas terras era de tradição "Guarani".
Por volta do século XVI Barra Velha passou a ser a porta de entrada de muitas expedições que adentraram para o interior do continente.
Através do "Peabiru" (caminho da grama amassada), que iniciava na foz do rio Itapocu, por exemplo, o célebre adelantado espanhol D. Alvar Nunez Cabeza de Vaca atingiu o Paraguai em meados de 1542.
As bases do povoamento inicial do município foram estabelecidas pelos Vicentistas (Bandeirantes), a partir de algumas iniciativas de mineração no rio Itapocu em meados do século XVIII.
Entre 1810 e 1830 começaram a se estabelecer em Barra Velha os primeiros descendentes de imigrantes açorianos, que contribuíram fortemente na constituição demográfica da cidade e no conjunto de manifestações da cultura local. Em 1842 uma parcela expressiva da população já era constituída de escravos, o que revela a importância do negro na construção da história do município.
Na segunda metade do século XIX, por sua vez, outros elementos étnicos como alemães e italianos (em menor número) estão se fixando na região.
 
Barra Velha é um balneário bastante procurado por veranistas, pela beleza de suas praias, bem como pela sua boa infra-estrutura e localização. Está ao lado da rodovia BR-101, a 45 km de Balneário Camboriú, 50 km de Joinville, 65 km de Jaraguá do Sul e Blumenau e 139 km de Florianópolis. Com aprox. 24 mil habitantes fixos, ela recebe mais de 80 mil visitantes entre dezembro e março. 

São sete praias em mais de 20 km de orla: Península, Tabuleiro, do Sol (Pedras Negras), Pedras Brancas, do Grant, do Cerro e Central. Essa última possui melhor infra-estrutura. Do Tabuleiro e do Sol são as preferidas pelos surfistas. A Praia do Grant foi antigo refúgio de piratas e a da Península é utilizada para movimentadas gincanas de pesca de arremesso. Outro atrativo natural é a Lagoa de Barra Velha, com 6 km de extensão, paralela ao mar e propícia para esportes aquáticos. A Barra da Lagoa, encontro do Rio Itapocu com o mar, é um lugar ideal para a pesca. 

História - Este belo balneário colonizado por açorianos foi considerado o porto de pesca de baleias no início do século XIX. A região próxima à Barra Velha e hoje conhecida por Armação, era o grande habitat das baleias. Lá, com suas águas calmas, os pescadores podiam caçar as baleias em segurança e assim, abastecerem de óleo Rio de Janeiro, que era a capital do Império da época. 
Mas a colonização de Barra Velha se deve ao corajoso pescador português Joaquim Alves da Silva, que com a grande quantidade de óleo enviado por ele à capital, comoveu D. Pedro I, que resolveu doar-lhe um pedaço de terra hoje conhecida como Barra Velha. 

O balneário foi desmembrado de Araquari em 1956.
 
Contrastes - Barra Velha SC

 

Chamada
 
 


Avaliações
  •   
  • (0 avaliaes)


      Seja o primeiro a avaliar!

Vdeo